Serviços

Início » servicos » Neuropsicologia

Neuropsicologia

 

NEUROPSICOLOGIA

 

Avaliação Diagnostica e Reabilitação

Na condução do Exame Neuropsicológico procede-se de acordo com as necessidades, habilidades e limitações do paciente, em consequência de lesões no sistema nervoso central (SNC).

Certos testes neuropsicológicos são particularmente úteis na determinação de:

·        presença ou não de patologia;  

lateralização ou localização da lesão cerebral;

·        compromisso focal ou difuso.

 

Os sistemas funcionais cerebrais orientadores da construção de baterias neuropsicológicas são:

·        atenção, concentração e memória;  

·        competências linguísticas

·        competências espaciais

·        competências motoras

·        formação de conceitos, raciocínio e análise lógica

 

Avaliação Neuropsicológica visa atender ao funcionamento cerebral do indivíduo para poder avaliar:  

·        Lesão cerebral em caso de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Traumatismo Craniano-Encefálico (TCE) e Tumor intracraniano (TIC);

·        Processos Degenerativos ( Alzheimer, Parkinson, etc.).

 

relatório neuropsicológico é acompanhado de um exame de personalidade e funcionamento emocional de forma a permitir um diagnóstico diferencial.

Por vezes lesões bem observadas, nos exames de imagem, não provocam alteração funcional e ao contrário, micro-lesões não observadas em exames de imagem ou electroencefalografia podem ser detectados no exame neuropsicológico (paradigma do pugilista).

 

Estimulação/Reabilitação

O objectivo da reabilitação após AVC e TCE consiste em maximizar as competências funcionais dos pacientes em consonância com as exigências do seu meio ambiente.

Com exercícios precisos, mobilizações provocadas, estímulos especialmente desenhados e projectados, etc ... é mais proveitosa para o paciente do que um ambiente não controlado nem organizado.

recuperação espontânea nunca é processo estritamente endógeno, antes ocorre num ambiente rico em estimulação de todos os tipos.

Na estimulação de TCE e AVC o objectivo consiste em compensar defeitos apelando a áreas cerebrais mantidas.

Nos processos degenerativos a orientação à família de "como tolerar e lidar com" pretende estabelecer estratégias de controlar e cuidar o comportamento inadequado.

A suspensão ou não existência de uma terapia pode ter como efeito o retorno à linha de base, o que poderá desencorajar o paciente e tornar as reaquisições posteriores bastante mais difíceis.

 

Neuropsicologia Escolar

Muitos dos programas que foram sendo utilizados nos últimos 20 anos na reabilitação de adultos vêm sendo adaptados para a promoção cognitiva de crianças com dificuldades de aprendizagem.

  

Web Analytics